CONSULADO DE PORTUGAL

 

biblioteca

O famoso portal norte-americano Book Riot, dedicado exclusivamente aos livros considerou a biblioteca do Palácio Nacional de Mafra a mais bela do mundo.

Na livraria Lello, no Porto, destaca-se o “magnífico chão coberto de mosaicos em rosa, cinzento e mármore branco” e para as estantes, todas elas num estilo Rococó, dispostas ao longo das paredes laterais, “separadas por uma varanda com corrimão em madeira”. Estas últimas contêm mais de 35.000 volumes, com capas forradas a couro, incluindo algumas das “maiores joias bibliográficas”.

“E o que a torna ainda mais impressionante são as técnicas com que é feita a preservação dos livros e como os protegem de serem danificados por insetos. Há 500 morcegos dentro daquela biblioteca. Durante o dia, estes ficam guardados dentro de caixas, mas à noite são libertados para se alimentarem dos insetos existentes alí”

Ao todo, chegam a comer o dobro do seu próprio peso em insetos, havendo também lendas de ratazanas gigantes que, há noite, saem da biblioteca por um túnel subterrâneo que a liga a uma zona pesqueira nas imediações, informa o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro

Adicionar aos favoritos o permalink.

Faça um comentário

O seu comentário não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *